Você já ouviu falar no Discord? Essa ferramenta de comunicação foi criada em 2015, inicialmente com intuito de ser uma plataforma focada em gamers, público-alvo que é forte nela até hoje.
O Discord é semelhante a outras plataformas de bate-papo, como o Slack e o Skype, e permite fazer conexão com várias plataformas do mundo dos games. Com recursos de conversas em áudio, texto, chamadas de vídeos e recursos de criação de comunidades, ela se mostrou poderosa para atingir um público mais geral, podendo ser usada para ensino online e até mesmo para trabalho.
Continue lendo e entenda como as comunidades de estudo do Discord realmente mudaram a forma como o estudo online acontece!
O que é o Discord
O Discord é uma plataforma de interação social, que permite que pessoas se conectem ao redor do mundo para discutir assuntos de interesse. A ferramenta surgiu a partir de um gap detectado por seus idealizadores e criadores, Jason Ceitron e Stanislav Vishenky, que percebiam a dificuldade dos gamers de conversar a respeito das estratégias dos jogos e assuntos relacionados enquanto estavam jogando.
Um dos grandes pontos fortes do Discord é a ferramenta de Comunidades. Vamos falar dela nos próximos tópicos.
Quais são as funcionalidades
O Discord funciona como uma espécie de fórum, e oferece funcionalidades bem completas como chamadas de voz e de vídeo, transmissões ao vivo, mensagens de texto, integrações com plataformas gamers — como Twitch, PlayStation Network, Steam, Xbox e muitas outras. As interações podem acontecer em chats públicos, privados ou mensagens diretas e particulares.
Além disso, compatível com iOS, Windows e Android, a plataforma possui uma interface divertida, simples de usar, e extremamente versátil, podendo ser usada para diferentes finalidades. Com a pandemia, as comunidades se mostraram ainda mais atrativas.
Para que servem as comunidades
As comunidades do Discord funcionam como fóruns, ou seja, espaços dedicados a falar, trocar experiências ou compartilhar sobre um determinado assunto. Esse é um dos pontos altos do software e um dos possíveis motivos para que ele tenha atraído não apenas gamers, mas diferentes “tribos”. E é aí que entra a relação entre o Discord e a educação online.
Como o Discord impactou a educação online
Justamente por permitir a criação de grupos sobre determinados assuntos, e também por ser uma ferramenta completa em termos de formato de interação, o Discord passou a ser muito usado na educação online e no ensino híbrido.
A ferramenta se mostrou, inclusive, mais eficiente do que outras ferramentas de comunicação como o Whatsapp, conforme ressaltou Caio Túlio Olímpio Pereira da COSTA em seu estudo chamado “A plataforma gamer Discord e a educação tecnológica em tempos de pandemia”, de 2020:
“Enquanto ambiente de estudos, o Discord permite um gerenciamento de turmas de forma mais eficiente do que plataformas como WhatsApp, por exemplo. Para isso, é preciso criar uma conta digital e se registrar oficialmente na plataforma, a partir de usuário e senha (…) A partir de sua interface, é possível estabelecer chats, videoconferências, criação de podcasts, compartilhamento de gifs, fotos, vídeos, hiperlinks e diversos elementos que garantem uma conexão direta com o ciberespaço, favorável à educação em tempos de pandemia”.
Um outro ponto positivo do uso do Discord para a educação online é que a plataforma permite a configuração de permissões diferentes, o que pode ser usado para recursos de gamificação atrelados ao aprendizado.
A educação online já existia muito antes da pandemia de Covid-19, que fez com que ela fosse impulsionada. Mas a partir de 2020, ferramentas como o Discord tendem a ser cada vez mais procuradas para gerar experiências interativas, eficientes e práticas para o ensino online.
E aí, você já conhecia o Discord? Ficou curioso para experimentar essa plataforma? Conte para a gente!